A Prefeitura de São Miguel do Tocantins informou, por meio de matéria divulgada pela assessoria de comunicação, que o município será o primeiro do Bico do Papagaio a encerrar o lixão a céu aberto. A medida faz parte do Programa de Coleta Seletiva e Inovações Sustentáveis e está prevista para ser concluída ainda em 2025.
Na quarta-feira, 28 de maio, engenheiros da empresa Litucera, responsável pelo aterro sanitário de Araguaína, realizaram uma visita técnica ao local onde funciona o lixão municipal. A atividade teve como objetivo a avaliação da área e definição do espaço onde será instalada a estação de transbordo de resíduos sólidos.
Após a implantação da estação, os resíduos coletados em São Miguel do Tocantins serão transportados até o aterro sanitário de Araguaína, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
“Nós vamos entregar todos os resíduos do município na estação de transbordo, e eles serão transportados para o aterro sanitário de Araguaína, garantindo a destinação conforme a legislação ambiental”, afirmou o prefeito Alberto Moreira, segundo o comunicado.
A previsão é que a implantação da estação ocorra em um prazo de 90 a 100 dias. A estrutura será gerida pela empresa Litucera e contará com os licenciamentos exigidos pelos órgãos ambientais competentes do Estado do Tocantins.
“Com a falta de opções nas cidades da região, buscamos parcerias para implantação de estações de transbordo. São Miguel foi incluído por apresentar área disponível, equipe técnica e interesse no projeto. A estação poderá atender outros municípios do entorno”, explicou o engenheiro ambiental Oterio Hoff, da Litucera, que esteve no local acompanhado da engenheira Ana Caroline Soares e do arquiteto André Gaipo.
Segundo a assessoria da Prefeitura, a expectativa é que mais de 13 municípios da região sejam beneficiados com a estrutura e com a destinação adequada dos resíduos.