/

Fraude milionária no Bico do Papagaio leva PF a cumprir 19 mandados

1 min read
Whatsapp image 2025 08 28 at 09.24.18.jpeg

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Domus Magna, que apura fraudes em licitações e desvio de recursos públicos na Prefeitura de Angico, no norte do Tocantins. O prejuízo estimado aos cofres públicos é superior a R$ 5 milhões.

Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Angico, Tocantinópolis, Araguaína e Ananás, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal em Araguaína. A ação mostra que o esquema não se restringiu a Angico, mas teve ramificações em outras cidades do Bico do Papagaio, como Tocantinópolis, evidenciando a extensão regional do caso.

Entre os investigados está uma servidora municipal e familiares, cujas empresas teriam recebido recursos da prefeitura. Segundo a PF, parte do dinheiro desviada era repassada a “laranjas”, enquanto o restante beneficiava o grupo familiar envolvido no esquema.

A Prefeitura de Angico esclareceu que não foi alvo direto da operação e afirmou ter afastado a servidora envolvida, colocando-se à disposição para colaborar com as investigações.

Os suspeitos podem responder por fraude em licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 12 anos de prisão.

O nome da operação, “Domus Magna”, faz referência ao envolvimento de diversos familiares da servidora pública nas fraudes investigadas.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog