/

Acadêmicos da Unitins realizam caminhada ecológica com estudantes em Sítio Novo

1 min read
Academicos do to graduado promovem caminhada ecologica e reforcam conscientizacao sobre preservacao ambiental em sitio novo.jpg

SÍTIO NOVO – Acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado pelo polo de Sítio Novo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), desenvolveram na última sexta-feira (19) uma atividade prática voltada à educação ambiental. A iniciativa consistiu em uma caminhada ecológica até a Área de Preservação Ambiental (APA) José Wilson Siqueira Campos e envolveu alunos do 6º ano da Escola Estadual Manoel Estevão de Sousa.

A ação integra o Projeto Extensionista Integrador I e buscou despertar a consciência sobre a importância da preservação da fauna e da flora locais. Durante o trajeto, os estudantes receberam orientações sobre os benefícios ambientais da criação da APA e o impacto direto dessa área protegida para o município.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Danilson Ferreira, do engenheiro florestal Eurípedes Marinho, além de professores e servidores municipais. Para o acadêmico Wesley Neves, um dos organizadores, a experiência proporcionou um momento de aprendizado coletivo.

“A caminhada nos aproximou da natureza e reforçou a necessidade de preservar esse patrimônio ambiental para as próximas gerações”, afirmou.

De acordo com o professor Francisco Sousa, tutor da disciplina, a extensão universitária cumpre um papel fundamental ao aproximar a universidade da comunidade. “Esse tipo de atividade fortalece o diálogo e a participação social, além de estar alinhada às diretrizes do MEC, que incluem a extensão na formação acadêmica”, destacou.

A criação da APA José Wilson Siqueira Campos foi recentemente consolidada após audiência pública, representando um avanço nas políticas de conservação e sustentabilidade em Sítio Novo.

O projeto é coordenado pelo professor doutor Francisco Dimitre Pereira e teve a participação dos acadêmicos Wesley Neves, Geudson Alves de Abreu, João Roneudson Alves de Abreu, Clésio Morais da Silva, Leonardo Silvino e Luziane Ferreira de Araújo.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog