/

Moto roubada em São Miguel do Tocantins é recuperada em Barreirinhas (MA) durante megaoperação da PRF

1 min read
7b6386ce bd4f 4338 98f5 db99ae5c20fa.jpeg

Uma motocicleta roubada em São Miguel do Tocantins foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Barreirinhas, Maranhão, durante a 9ª edição da Operação Hircus, considerada a maior já realizada no estado no combate a fraudes veiculares.

O veículo apresentava sinais de adulteração e, após consulta aos sistemas, os policiais confirmaram que havia registro de roubo. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da região para prestar esclarecimentos, enquanto a moto seguirá os trâmites legais para devolução ao proprietário.

Operação Hircus IX

Realizada em duas etapas entre os dias 3 e 18 de setembro, a Operação Hircus percorreu mais de 20 municípios maranhenses, incluindo Barreirinhas, São Luís, Presidente Dutra e Caxias. O trabalho, feito em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, resultou na recuperação de mais de 320 veículos, entre motocicletas, automóveis, caminhonetes e até caminhões.

Durante a operação, cerca de 50 pessoas foram conduzidas à Polícia Civil, e mais de 130 veículos tiveram suas identificações originais localizadas, com predominância de motocicletas.

Veículos clonados e golpes virtuais

Segundo a PRF, muitos veículos recuperados foram adquiridos por meio de anúncios fraudulentos em sites e aplicativos de mensagens. Parte dos compradores afirmou não ter conhecimento da origem ilícita dos veículos, o que reforça o alerta para golpes que dificultam a transferência de propriedade após a compra.

Força-tarefa integrada

A ação contou com o apoio do Grupo de Enfrentamento às Fraudes Veiculares (GFRAV), reunindo policiais de dez estados, além de delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil do Maranhão. O trabalho conjunto possibilitou rapidez no registro das ocorrências e agilidade na análise dos veículos recuperados, acelerando o processo de devolução aos legítimos proprietários.

Origem da operação

Criada em 2013, a Operação Hircus já percorreu cinco estados e recuperou quase dois mil veículos em suas nove fases. O nome, que vem do latim Hircus (“bode” ou “cabrito”), faz referência à tentativa de criminosos de camuflar veículos roubados ou furtados com adulterações ou clonagens, da mesma forma que o animal se camufla na natureza.

Devolução aos donos

De acordo com a PRF, operações como a Hircus reforçam o combate ao crime organizado e trazem resultados diretos para a população, ao garantir que veículos roubados e furtados sejam restituídos a seus verdadeiros donos.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog