Esperantina recebe consulta pública sobre criação de unidades de conservação no Bico do Papagaio

1 min read
Image editor output image2085762139 1755385988545.jpg

ESPERANTINA (TO) – Neste domingo, 17 de agosto, será realizada uma consulta pública em Esperantina, região do Bico do Papagaio, para debater a criação de duas novas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental do Bico do Papagaio e o Monumento Natural do Bico do Papagaio. O encontro acontece às 14h, na Escola Municipal Nova União, localizada na Rua Imperatriz, 138, Vila do Gato.

O evento é promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e tem como objetivo ouvir a comunidade local, lideranças e demais interessados sobre a proposta.

De acordo com o ICMBio, a consulta pública é uma etapa fundamental para a criação das Unidades de Conservação(UC), já que garante a participação da população diretamente impactada pela medida. A iniciativa busca alinhar o desenvolvimento regional à preservação ambiental, assegurando proteção à biodiversidade da região conhecida por sua riqueza natural e cultural.

As novas unidades pretendem contribuir para o fortalecimento das políticas ambientais no Tocantins e promover alternativas sustentáveis de uso dos recursos naturais.

Moradores de Esperantina e municípios vizinhos são convidados a participar ativamente do debate, que deverá definir os próximos passos do processo de implementação das áreas de conservação.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog