Durante a Expoagra 2025, o secretário de Agricultura do Tocantins, César Halum, falou sobre as metas e prioridades da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) para os próximos anos. Segundo ele, o objetivo principal é manter o crescimento da produção agropecuária no Estado, com aumento da área plantada e da produtividade, mas com atenção especial à agricultura familiar.
Halum explicou que o governo estadual tem trabalhado em um projeto de reestruturação do Ruraltins, buscando fortalecer a assistência técnica e ampliar o acesso ao crédito para pequenos produtores. “O fortalecimento da agricultura familiar é extremamente importante para nós nessa fase. As políticas públicas serão direcionadas para o crédito e assistência técnica ao pequeno produtor”, afirmou.
Questionado sobre o legado que pretende deixar à frente da Seagro, o secretário disse que o tempo é curto, mas que o foco é combater a fome e melhorar a distribuição de renda no Tocantins. “Produzimos cerca de 8 milhões de toneladas de grãos, o que equivale a cinco quilos por dia por habitante. Não é possível que ainda existam pessoas passando fome no Estado. Nosso desafio é redistribuir melhor essa produção e garantir acesso aos alimentos”, destacou Halum.
Ele concluiu afirmando que a meta é produzir para combater a fome e promover o desenvolvimento equilibrado entre o agronegócio e a agricultura familiar.
Confira a entrevista clicando aqui
