/

Casal é condenado por tentar matar homem em Gurupi para herdar bens e pensão

1 min read
Comarca de gurupi
Fórum de Gurupi-TO/ Foto: Cecom/TJTO

O Tribunal do Júri da Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a Vida, em Gurupi, condenou Maria José Barbosa Ramos Mota, 44 anos, e Fábio de Castro Ramalho, 40 anos, pela tentativa de homicídio contra Valdivan Ramos, ex-marido de Maria José. O crime, segundo a acusação, foi motivado por interesse financeiro.

De acordo com os autos, Maria José e Valdivan foram casados por 11 anos e estavam separados havia quatro. No entanto, ela convenceu o ex-companheiro, que é deficiente físico e não possui as duas pernas, a reatar o casamento e se mudar de Sucupira para Gurupi. Poucos dias após a mudança, em 5 de dezembro de 2024, a mulher teria facilitado a entrada de Fábio na residência. Juntos, eles tentaram asfixiar a vítima com um lençol e um travesseiro, mas o ataque não se consumou porque Valdivan reagiu e conseguiu gritar por socorro.

Durante o julgamento, os jurados entenderam que Fábio foi o executor da tentativa de asfixia, enquanto Maria José contribuiu para o crime ao deixar a porta aberta e enganar a vítima para que estivesse no local. O Conselho de Sentença também reconheceu a motivação torpe, ligada ao interesse de herdar bens e pensão, o uso de asfixia e a condição de vulnerabilidade da vítima, que teve sua defesa dificultada.

A sentença foi proferida pelo juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, que estabeleceu a pena de 9 anos e 6 meses de prisão em regime fechado para Maria José. A ré seguirá presa preventivamente para início imediato da pena. Já Fábio Ramalho recebeu pena de 8 anos, 3 meses e 23 dias em regime semiaberto.

Ambos também deverão pagar indenização de R$ 25 mil à vítima por danos morais. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Tocantins.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog