Redação

Bicoline News

🔴 Notícias do Tocantins, Brasil.
🔴 Entretenimento, eventos, esportes e etc
🔴 Coberturas Fotográficas e muito mais.
➕ Informações

BICOLINE LOGO

Polícia Civil promove palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher em escola estadual em Axixá do Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) de Augustinópolis, realizou nesta quarta-feira, 10, uma palestra educativa abordando o tema “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ministrada pela delegada titular, Daniela Caldas. A ação aconteceu no Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, em Axixá do Tocantins.

A atividade reuniu estudantes, professores e servidores da unidade escolar em um momento de conscientização sobre os diversos tipos de violência praticados contra as mulheres, os mecanismos de proteção previstos na legislação brasileira e a importância da denúncia e do fortalecimento da rede de apoio às vítimas.

A ação integra a programação da Operação Mulher Segura, iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e executada em parceria com os órgãos de segurança pública dos estados brasileiros. A operação tem como foco a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar, por meio de ações educativas, fiscalizações, cumprimento de medidas protetivas, atendimento especializado às vítimas e fortalecimento da rede de proteção.

Segundo a delegada Daniela Caldas, a conscientização dos jovens é uma das ferramentas mais eficazes para a construção de uma sociedade mais justa e livre da violência de gênero. “A educação possui papel fundamental na transformação social. Ao levarmos informações para o ambiente escolar, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de identificar situações de violência, respeitar as diferenças e promover relações baseadas no diálogo, na igualdade e no respeito mútuo”, destacou.

Durante a palestra, foram abordados temas como violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, além dos direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, os canais de denúncia e a importância da atuação integrada entre família, escola, sociedade e poder público na proteção das mulheres.

A iniciativa possui caráter preventivo e reforça o compromisso da Polícia Civil com a promoção dos direitos humanos e a defesa da dignidade das mulheres. Além disso, aproxima as forças de segurança da comunidade escolar, permitindo o esclarecimento de dúvidas e a disseminação de informações capazes de prevenir situações de violência.

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) reforça que ações educativas como esta são fundamentais para romper ciclos de violência, estimular a cultura do respeito e formar multiplicadores de conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais segura, igualitária e consciente de seus direitos e deveres.

Laurez Moreira participa de sessão especial em Tocantinópolis e incentiva jovens a ocuparem espaços na política

O vice-governador do Tocantins e pré-candidato ao Governo do Estado, Laurez Moreira, participou nesta quarta-feira, 10, de uma sessão especial na Câmara Municipal de Tocantinópolis que reuniu estudantes de escolas da cidade em uma iniciativa voltada à aproximação de crianças e jovens com a política, a cidadania e a construção de soluções para a comunidade.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo, dialogar com autoridades e apresentar projetos desenvolvidos por eles nas áreas de sustentabilidade, preservação ambiental e conscientização social.

Entre as iniciativas apresentadas estavam propostas relacionadas à reciclagem, coleta seletiva de lixo e preservação do meio ambiente. Os estudantes também mostraram ações do Projeto Brotinho, realizado durante a temporada de praias, que busca conscientizar moradores e visitantes sobre a importância do descarte correto de resíduos e da preservação dos espaços naturais.

Laurez elogiou o nível de engajamento dos jovens. “Fiquei muito feliz em ver tantos jovens interessados em compreender a política e participar das decisões que impactam suas vidas. A política é uma ferramenta de transformação e precisa cada vez mais da energia, das ideias e do compromisso das novas gerações”, afirmou.

Os vereadores também prestaram homenagens a Laurez, destacando sua história política e sua contribuição para o desenvolvimento do Tocantins. A exemplo do vereador Francisco Assis, que ressaltou a importância do Poder Legislativo na formação das lideranças políticas e elogiou a trajetória do vice-governador. “Governador Laurez, o senhor plantou muito bem o seu trabalho.  O senhor veio ao lugar certo, à Câmara Municipal, para apresentar o seu projeto. Desejo boa sorte e que Deus abençoe o seu caminho”, afirmou.

Ao agradecer o reconhecimento e a recepção dos parlamentares, Laurez confirmou  seu compromisso com a população tocantinense e defendeu o incentivo à participação cidadã desde cedo. “Tocantinópolis é uma cidade de grande importância para o nosso Estado, com uma história de trabalho, desenvolvimento e participação popular. Ver crianças e adolescentes debatendo temas como sustentabilidade, preservação ambiental e responsabilidade social nos dá a certeza de que o futuro do Tocantins está em boas mãos”, concluiu

Diretores visitam prédio administrativo e conferem mudança de salas

Em meio ao processo de mudança de servidores, móveis e outros materiais de trabalho para o Prédio Administrativo Deputado Raimundo Moreira, o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Tocantins, Irisfran de Sousa Pereira, e o diretor de Área Administrativa, Júnior Braga, visitaram as novas instalações nesta quarta-feira, 10. 

“A ideia da visita é verificar in loco as condições dos servidores recém instalados”, disse Braga. Os diretores começaram pelo térreo, onde conheceram algumas das novas salas da Diretoria de Recursos Humanos. 

Lá, eles ouviram sobre a distribuição do espaço e conversaram quanto ao remanejamento de mesas e expedientes de trabalho. Sempre depois de perguntar às pessoas sobre a adaptação à nova sala, o diretor-geral mostrou abertura: “devagarzinho, vamos fazer ajustes”, disse.

Irisfran também fez observações funcionais e estéticas. Na sala dos Correios, sugeriu um novo móvel, maior e mais bonito, para a distribuição da correspondência. Já no espaço reservado à Escola do Legislativo, os diretores notaram a ausência das cortinas que amenizam a incidência do sol.

No segundo piso, foram visitadas salas da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Asleto), Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindilegis) e dependências da Diretoria de Área Administrativa e de Tecnologia da Informação. 

A previsão é que a mudança se conclua até o fim de julho, a começar pelos servidores, móveis e materiais que estão no atual anexo da Assembleia próximo à loja Nosso Lar, seguido das salas que atualmente ocupam o hall do prédio e, então, os departamentos que hoje funcionam no subsolo.

Lei inclui pesca esportiva no Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Tocantins

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão desta terça-feira, 9, a Medida Provisória nº 14/2026, de autoria do Governo do Estado, que altera a Lei nº 4.333/2023, responsável por instituir o Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Tocantins. A mudança no texto original inclui a pesca esportiva amadora entre as modalidades contempladas pelo programa.

A legislação já abrange diversas modalidades esportivas praticadas nos municípios tocantinenses, como futebol de campo, futebol de areia, futsal, vôlei de quadra, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, ciclismo, natação e skate, além de modalidades paraolímpicas, desde que praticadas em campos, quadras abertas e ginásios esportivos.

Conforme a lei, o objetivo do programa é fomentar e apoiar o desenvolvimento do esporte amador no Estado, beneficiando ligas e associações de diferentes modalidades. O incentivo deverá ser efetivado em parceria com entidades sociais e prefeituras.

Para ter acesso aos benefícios do programa, as entidades responsáveis pelas modalidades esportivas contempladas devem ser organizações sem fins lucrativos.

Polícia Civil conclui investigação e indicia homem por estupro qualificado contra adolescente em Araguaína 

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (2ª DAV – Araguaína), concluiu na última terça-feira, 9, o inquérito policial que investigava um caso de estupro qualificado praticado contra um adolescente em Araguaína. Ao final das investigações, o homem, identificado pelas iniciais S.F.P.A., foi indiciado pelo crime de estupro qualificado, após a reunião de elementos que apontaram autoria e materialidade delitiva.

As investigações tiveram início após a vítima procurar a unidade especializada e relatar a situação, ocorrida no dia 29 de maio. Após oferecer carona ao adolescente, o investigado o levou para um local afastado da área urbana, onde a vítima teria sido submetida a atos de natureza sexual mediante constrangimento e grave ameaça. A partir das informações apresentadas, equipes da 2ª DAV deram início a uma série de diligências para esclarecer as circunstâncias do caso.

Durante as diligências, foram analisadas imagens de câmeras de segurança e realizadas uma série de levantamentos que permitiram identificar o veículo utilizado na ação. Com o avanço das investigações, a equipe policial conseguiu chegar ao suspeito e reunir elementos que subsidiaram o indiciamento. Exames periciais e outras diligências realizadas pela Polícia Civil reforçaram os indícios de autoria e materialidade, subsidiando o indiciamento do investigado.   

De acordo com o delegado Charles Marcelo de Arruda, responsável pelo caso, a rápida atuação da Polícia Civil foi fundamental para o avanço das investigações. “Assim que a ocorrência foi registrada, nossas equipes iniciaram um trabalho investigativo intenso, que envolveu análise de imagens, levantamentos e coleta de informações. Em poucos dias foi possível identificar o investigado e reunir elementos importantes para a conclusão do inquérito policial”, destaca.

Ainda conforme a autoridade policial, as investigações apontam a possibilidade de que outras pessoas possam ter sido vítimas de situações semelhantes. Por esse motivo, a Polícia Civil orienta que eventuais vítimas de casos idênticos procurem a 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis de Araguaína. Informações e denúncias também podem ser repassadas pelo telefone (63) 3901-7488. O sigilo será preservado.

Com a conclusão das investigações e a formalização do indiciamento, o inquérito policial será remetido ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para análise e adoção das medidas legais cabíveis. 

Araguatins une progresso e cultura em celebração dos seus 158 anos

Araguatins celebrou nesta terça-feira, 09, seus 158 anos de história com uma programação especial que uniu obras estruturantes, atividades esportivas, manifestações cívicas e momentos culturais inesquecíveis. O destaque do dia foi a inauguração da nova caixa d’água do setor Irial, seguida da entrega do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizada pelo prefeito Aquiles da Areia. A obra, com capacidade para cerca de 1 milhão de litros, representa um marco para o sistema de abastecimento da cidade, garantindo mais segurança hídrica e qualidade de vida para a população.

Durante todo o dia, a população pôde acompanhar jogos no ginásio municipal e o tradicional desfile cívico, que reuniu escolas, instituições e representantes da comunidade em homenagem à história e ao desenvolvimento da cidade.

A solenidade de inauguração reuniu autoridades locais, moradores e contou com a presença do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, que acompanhou de perto a entrega. O prefeito destacou que os investimentos reforçam o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento e que outras obras seguem em andamento, ampliando os serviços e a infraestrutura para os araguatinenses.

À noite, as comemorações ganharam ainda mais emoção com o sancionamento da Lei do PCCR da Educação, um avanço importante para os profissionais da área. O ato contou com a presença do deputado estadual Amélio Cayres, do pré-candidato a deputado federal Iratâ Abreu, do pré-candidato a deputado estadual Raul Cayres, da secretária de Educação Ulissivânia Silva e de vereadores.

Em seguida, a festa tomou conta da cidade com os shows da Banda Limão com Mel e do cantor Cassiano Rangel, que fizeram o público cantar, dançar e celebrar juntos mais um capítulo da história de Araguatins.

Governo do Tocantins reúne talentos da tecnologia em maratona voltada à sustentabilidade na 1ª edição do Faptgulhas – Hackamarh Hackathon

Com dez equipes participantes em uma maratona intensiva de programação e desenvolvimento de soluções que unem criatividade, tecnologia e inovação, foi aberta na noite desta sexta-feira, 29, a 1ª edição do Faptgulhas – Hackamarh Hackathon. O evento segue até domingo, 31, na sede da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas.

A iniciativa é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela  Universidade do Tocantins (Unitins), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O evento também conta com apoio institucional da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Conservação Internacional Brasil (CI Brasil).

A maratona reúne estudantes e profissionais que terão o desafio de desenvolver, em 48 horas, soluções inovadoras voltadas para um dos dois eixos temáticos propostos: acesso ao financiamento e gestão de impacto no âmbito do JREDD+, ou restauração ecológica e monitoramento de áreas degradadas.

Durante a abertura, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, fez uma breve contextualização sobre o avanço da política ambiental do Tocantins. O gestor citou os resultados obtidos pelo Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (JREDD+), ressaltando que o estado está próximo de certificar créditos de carbono, sendo pioneiro mundial nesse processo.

“Essa certificação vai trazer muitos recursos para o Estado, fortalecendo ainda mais a nossa política ambiental”, afirmou.

O secretário também destacou a posição de referência do Tocantins nos índices de regularização ambiental, conforme dados divulgados pelo MapBiomas, reforçando o protagonismo do estado na agenda ambiental brasileira.



Marcello Lelis reiterou ainda a importância da iniciativa para aproximar a tecnologia das pautas ambientais e incentivar soluções inovadoras para os desafios sustentáveis do estado.

“Hoje estamos realizando esta maratona, que representa mais um passo importante para a nossa política ambiental. Além disso, iremos buscar junto à Fapto mecanismos para incubar essas ideias e transformá-las em soluções concretas”, enfatizou.

Representando o reitor da Unitins, Augusto Rezende,  a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ana Flávia, destacou a satisfação da universidade em participar ativamente de iniciativas que conectam inovação, tecnologia e sustentabilidade.

“Nós sabemos que a geração de conhecimento acontece quando conseguimos transformar e solucionar problemas reais. E é exatamente isso que vai acontecer aqui”, pontuou.

Oportunidade

As equipes participantes possuem perfis multidisciplinares nas áreas de tecnologia, design e negócios, reunindo também diferentes gerações.

É o caso da servidora pública Valéria Pereira Mota, veterana em maratonas de inovação, que desta vez participa ao lado da filha, Ester Mota Reis, universitária do curso de Sistemas de Informação. “Um evento como este proporciona muito desenvolvimento e crescimento pessoal, tanto para estudantes quanto para nós profissionais”, destacou.

As equipes disputam uma premiação total de R$ 30 mil, viabilizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), por meio do projeto Faptgulhas. A premiação será distribuída entre as cinco melhores equipes, sendo R$ 12 mil para o primeiro lugar, R$ 8 mil para o segundo, R$ 5 mil para o terceiro, R$ 3 mil para o quarto e R$ 2 mil para o quinto colocado.



Crédito

Legenda: Secretário Marcello Lelis destacou os avanços da política ambiental do Tocantins e a importância da inovação tecnológica para fortalecer soluções sustentáveis durante a abertura da 1ª edição do Hackamarh. Marcel de Paula/Governo do Tocatins

Legenda 02:  Representando a reitoria da Unitins, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ana Flávia, ressaltou o papel da universidade na conexão entre inovação, tecnologia e sustentabilidade. Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Legenda 03: Com participação de estudantes e profissionais de diferentes áreas, a 1ª edição do Hackamarh reúne equipes em uma maratona de 48 horas voltada ao desenvolvimento de soluções ambientais inovadoras. Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Legenda 05: A servidora pública Valéria Pereira Mota participa da maratona ao lado da filha Ester, universitária de Sistemas de Informação, reforçando a integração entre gerações por meio da inovação e da tecnologia. Marcel de Paula/Governo do Tocantins

ARAGUATINS: Prefeitura divulga editais de licitações de várias modalidades

A Prefeitura Municipal de Araguatins, CNPJ/MF sob nº 01.237.403/0001-11, comunica aos interessados que realizará no dia 18/06/2026, às 08:30h (horário de Brasília), licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº PE/2026.20-PMA, tipo menor preço unitário, Objeto: Registro de preços para a Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de limpeza, sucção, desobstrução e manutenção de fossas sépticas, banheiros químicos e caixas de gordura, destinados ao atendimento das demandas das Secretarias Municipais de Araguatins/TO.

Edital completo Clique Aqui!

A Prefeitura Municipal de Araguatins, CNPJ/MF sob nº 01.237.403/0001-11, comunica aos interessados que realizará no dia 18/06/2026, às 09:30h (horário de Brasília), licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº PE/2026.21-PMA, tipo menor preço unitário, Objeto: registro de preços para a Registro de preços para futura e eventual aquisição de gêneros alimentícios destinados ao atendimento das demandas das Secretarias Municipais de Administração, Infraestrutura, Esporte, Turismo, Cultura e Juventude, Agricultura, Meio Ambiente, Secretaria da Mulher e Fundo Municipal de Assistência Social do Município de Araguatins/TO.

Edital completo Clique Aqui!

A Prefeitura Municipal de Araguatins, CNPJ/MF sob nº 01.237.403/0001-11, comunica aos interessados que realizará no dia 18/06/2026, às 12:30h (horário de Brasília), licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº PE/2026.22-PMA, tipo menor preço unitário, Objeto: Registro de preços para futura e eventual aquisição de materiais de limpeza, higienização e conservação destinados ao atendimento das demandas das Secretarias Municipais, Fundo de Assistência Social, Fundo de Saúde e Prefeitura Municipal de Araguatins/TO.

Edital completo Clique Aqui!

A Prefeitura de Araguatins através da Secretaria Municipal de Educação, comunica aos interessados que realizará no dia 18/06/2026, às 15;00h (horário de Brasília), licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº PE/2026.23-SME, tipo menor preço unitário, objeto: Registro de preços para contratação de empresa para eventual fornecimento de materiais permanente para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Araguatins/TO. Maiores informações se encontram à disposição no portal da transparência no link; https://www.araguatins.to.gov.br/portaldatransparencia/ no sistema https://bnc.org.br/ no PNCP e no endereço acima citado, durante horário de expediente das 07:30 as 13:30. Araguatins, 29 de maio de 2026. Railda de Sousa Santos – Agente de Contratação/Pregoeira.

Edital completo Clique Aqui!

Limão com Mel será a atração principal nos 158 anos de Araguatins

A prefeitura de Araguatins confirmou que a consagrada banda Limão com Mel será uma das grandes atrações das comemorações pelos 158 anos do município, que acontecem no próximo dia 9 de junho, no Cais do Porto (Beira Rio).

O evento contará com uma mega estrutura de palco, segurança reforçada e diversas opções de lazer, prometendo reunir moradores e visitantes em uma noite de muita música e diversão.

O prefeito Aquiles da Areia destacou que a presença da banda é apenas o início das celebrações e garantiu que, em breve, a gestão municipal divulgará mais atrações e a programação completa das festividades.

Com a confirmação de Limão com Mel, Araguatins se prepara para uma festa marcante, que deve movimentar a cidade e celebrar sua história com alegria e cultura.

Amélio Cayres participa da tradicional Festa do Peixe em São Sebastião do Tocantins

/

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (MDB), participou nesta sexta-feira, 22, da 21ª edição da tradicional Festa do Peixe, realizada no município de São Sebastião do Tocantins, no Bico do Papagaio. O parlamentar esteve acompanhado da prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, e dos prefeitos Roni Teodoro, de Augustinópolis; Gilvan Bandeira, de Carrasco Bonito; e Alberto Moreira, de São Miguel do Tocantins, bem como de vereadores e líderes da região.

Consolidada como um dos eventos mais tradicionais da gastronomia e da cultura regional, a Festa do Peixe reúne moradores e visitantes em uma programação que valoriza as tradições locais, fomenta o turismo e fortalece a economia da região. A festividade segue até domingo, 24, com atividades como caminhada de bênçãos, torneio de canoagem e shows de artistas regionais e nacionais, entre eles Batista Lima, Manim Vaqueiro e Thiago Freitas.

Durante o evento, Amélio destacou a importância de iniciativas que preservam a cultura e movimentam os municípios do interior. “A Festa do Peixe faz parte da identidade cultural do nosso Bico do Papagaio. É uma celebração que fortalece as nossas tradições, gera oportunidades para os comerciantes e traz alegrias para as famílias da região. Todos os anos faço questão de prestigiar deste evento cada vez mais bonito e acolhedor”, afirmou o presidente da Aleto.

PMTO recupera bicicleta e apreende dois adolescentes por furto em Tocantinópolis

Na manhã desta terça-feira, 19 de maio de 2026, em Tocantinópolis, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do 15º BPM, apreendeu dois adolescentes de 15 e 16 anos, pela prática de ato infracional análogo ao crime de furto qualificado. Eles invadiram uma residência durante a madrugada após desligarem o medidor de energia elétrica do imóvel e subtraíram uma bicicleta.

A vítima, um eletricista de 36 anos, informou à PM que as câmeras de segurança registraram toda a ação criminosa, o que permitiu a identificação dos suspeitos. Pela manhã, ele próprio localizou a bicicleta furtada na casa de um dos adolescentes e acionou a polícia. No endereço indicado, as equipes do 15º Batalhão encontraram os dois jovens e o objeto subtraído. A bicicleta foi recuperada e entregue à vítima.

Os adolescentes foram apreendidos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil, acompanhados do Conselho Tutelar e de seus responsáveis legais, para os procedimentos cabíveis.

A Polícia Militar do Tocantins reforça seu compromisso com a pronta resposta a ocorrências patrimoniais e com a proteção da população, atuando de forma integrada com os demais órgãos do sistema de segurança e justiça.

ARAGUATINS: Prefeitura divulga edital de licitação na modalidade Concorrência Eletrônica para execução das obras de construção do Terminal Rodoviário

A Prefeitura Municipal de Araguatins, comunica aos interessados que realizará no dia 09/06/2026, às 08:30hs (horário de Brasília), licitação na modalidade Concorrência Eletrônica nº CE/2026.02-PMA, menor valor global. Objeto: Contratação de empresa especializada em engenharia para execução das obras de construção do Terminal Rodoviário do Município de Araguatins/TO, conforme projetos, memorial descritivo, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro e demais documentos técnicos vinculados ao Contrato de Repasse nº 984410/2025 – Operação 1105430-34 – Convênio nº 48705/2025. Maiores informações se encontram à disposição no portal da transparência no link; https://www.araguatins.to.gov.br/portaldatransparencia/ no sistema https://bnc.org.br/ no PNCP e no endereço acima citado, durante horário de expediente das 07:30 as 13:30. Araguatins, 20 de maio de 2026. Railda de Sousa Santos – Agente de Contratação/Pregoeira.

EDITAL COMPLETO CLIQUE AQUI!

ARAGUATINS: Prefeitura realiza caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, a cidade de Araguatins promoveu uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, contou com o apoio do CREAS, CRAS, CMDCA e Conselho Tutelar, reunindo comunidade, autoridades e instituições em uma mobilização marcada pela campanha Maio Laranja – “Faça Bonito”.

O evento teve início na Rodoviária de Araguatins e percorreu ruas da cidade, chamando atenção para a importância da conscientização e da denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A caminhada buscou reforçar o compromisso coletivo com a proteção da infância e da juventude, destacando que cada passo dado

Alunos, representantes de entidades e moradores participaram ativamente da mobilização, que também teve caráter educativo. Durante o percurso, mensagens de alerta e incentivo à denúncia foram divulgadas, lembrando que proteger a infância é responsabilidade de toda a sociedade.

Ao final da caminhada, a gestão municipal agradeceu a presença da comunidade e dos estudantes, ressaltando a relevância da iniciativa. “Essa luta é de todos nós. Juntos, fazemos a diferença”, destacou a gestão municipal.

ARAGUATINS:Prefeitura divulga edital de licitação na modalidade Pregão Eletrônico

 Prefeitura Municipal de Araguatins, CNPJ/MF sob nº 11.406.326/0001-30, comunica aos interessados que realizará no dia 02/06/2026, às 08:30hs (horário de Brasília), licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº PE/2026.18-PMA, tipo menor preço unitário, Objeto: Registro de preços para futura e eventual contratação de empresa(s) especializada(s) na prestação de serviços de apoio operacional e logístico, compreendendo a execução de atividades relacionadas à organização, suporte e realização de eventos institucionais, culturais, esportivos, turísticos e sociais promovidos ou apoiados pelo Município de Araguatins/TO. Maiores informações se encontram à disposição no portal da transparência no link; https://www.araguatins.to.gov.br/portaldatransparencia/ no sistema https://bnc.org.br/ no PNCP e no endereço acima citado, durante horário de expediente das 07:30 as 13:30. Araguatins, 15 de maio de 2026. Railda de Sousa Santos – Agente de Contratação/Pregoeira.

Edital completo Clique Aqui!

Na abertura da 26ª Agrotins, Cayres destaca força do setor produtivo e reafirma parceria com o agro

/

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (MDB), acompanhado de mais 11 deputados estaduais, participou, nesta quarta-feira, 13, da cerimônia de abertura oficial da 26ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026). Durante a solenidade, o chefe do Legislativo Estadual celebrou a grandiosidade da feira, enalteceu a força dos trabalhadores rurais e reforçou o compromisso do Poder Legislativo com o desenvolvimento contínuo do agronegócio e da agricultura familiar no Estado.

Em seu discurso, Cayres destacou o empenho das gestões estaduais, ao longo dos anos, na consolidação da Agrotins como o maior evento do segmento na região Norte do Brasil. O presidente aproveitou para apresentar números que evidenciam a força do setor. “Hoje o Tocantins contribui com 40% da produção de grãos na região Norte. O agronegócio responde por 99% das exportações em nosso Estado”, pontuou.

Amélio também exaltou a dedicação do produtor rural tocantinense diante das adversidades econômicas e climáticas. “Sem dúvida, fala-se muito em crise, mas esses heróis e trabalhadores estão acostumados com ela. Quando a crise chega, eles dormem tarde, levantam cedo, calçam a botina e vão para cima. Não há crise que possa superar esses homens e mulheres que trabalham dia e noite pela nossa agricultura e pelo desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou. 

Agricultura familiar

Cayres ainda fez questão de direcionar sua mensagem à base do setor produtivo, saudando, de forma especial, os cerca de mil pequenos produtores da agricultura familiar presentes no evento. O parlamentar ressaltou a importância da troca de conhecimentos e da democratização do acesso às tecnologias expostas na feira. “São homens e mulheres muito importantes, que estão lá na base dos assentamentos. Que eles possam usufruir desta feira e de todo o aprendizado, para que, amanhã ou depois, possam ser grandes também”, frisou.

Parceria institucional

Ao encerrar sua participação, Amélio Cayres garantiu que a Aleto seguirá atuando como parceira de primeira hora dos produtores. Ele relembrou ações importantes da Casa, como a criação da Frente Parlamentar do Agronegócio e da Frente Parlamentar da Agricultura, reforçando qual deve ser o papel do Estado no apoio a quem produz. “Estaremos sempre de portas abertas. O produtor rural só quer que o setor público cuide dele com segurança jurídica, leis, infraestrutura e condições de trabalho da porteira para fora, porque, da porteira para dentro, ele se garante com muito orgulho”, concluiu o presidente da Aleto.

Estiveram presentes na abertura oficial da Agrotins 2026 as deputadas estaduais Cláudia Lelis (PV), Professora Janad Valcari (PP) e Vanda Monteiro (UB), além dos deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Eduardo Fortes (Republicanos), Eduardo Mantoan (PSD), Jorge Frederico (PSDB), Léo Barbosa (Republicanos), Nilton Franco (UB), Professor Júnior Geo (PSDB), Olyntho Neto (MDB) e Wiston Gomes (PL).

Em Augustinópolis, ASCOBIP e Hospital de Amor realizam Café com Contadores e fortalecem parcerias

A Associação dos Contabilistas do Bico do Papagaio (ASCOBIP), em parceria com o Hospital de Amor de Palmas, realizou na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Augustinópolis, um Café com Contadores, evento especial voltado aos profissionais da contabilidade, fortalecendo parcerias em ações sociais de apoio ao Hospital de Amor.

O Café com Contadores foi uma iniciativa da ASCOBIP juntamente com o Hospital de Amor, com o objetivo de fortalecer as parcerias em ações voluntárias. Durante o encontro, foram apresentados, por meio de vídeos, a estrutura e os serviços prestados pela instituição em Araguaína, no Tocantins, em Barretos/SP e em diversas regiões do Brasil, destacando os atendimentos realizados de forma totalmente gratuita para a população.

O presidente da ASCOBIP, contador Leonardo Soares, agradeceu aos coordenadores do Hospital de Amor, Leonel Dias e Ana Paula, à diretoria da associação, ao diretor da Unitins Campus Augustinópolis, Marcos Aurélio, e a todos os contadores, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e participantes presentes.

Leonardo ressaltou que “foi uma honra para nós receber aqui no Bico do Papagaio os parceiros dessa competente instituição, que faz o melhor com amor, carinho e humanidade para nossa comunidade. Sou voluntário há muitos anos, assim como muitos contadores, e vamos buscar fortalecer ainda mais as parcerias entre os profissionais da contabilidade em prol dessa causa tão importante e bonita que é salvar vidas. Vamos divulgar e orientar nossos clientes e contribuintes que irão entregar a declaração do imposto de renda para que, ao invés de apenas pagar imposto, façam uma doação de até 6% ao Hospital de Amor e ajudem a salvar vidas. Essas ações vêm fazendo grande diferença na vida das pessoas.”

A parceria entre a classe contábil e o Hospital de Amor é um exemplo de como a colaboração e a solidariedade podem gerar resultados positivos na vida das pessoas.

O Hospital de Amor realiza um excelente trabalho para a comunidade no tratamento do câncer, demonstrando sempre generosidade, solidariedade e oferecendo atendimento totalmente gratuito.

O coordenador de Recursos Autorizados do Hospital de Amor, Leonel Dias, destacou a importância do trabalho realizado pela instituição, das ações desenvolvidas e dos serviços gratuitos oferecidos à comunidade local, estadual e nacional, sempre com qualidade.

Leonel também ressaltou a importante parceria firmada com o Governo do Estado do Tocantins, que permitirá a oferta de ainda mais serviços à sociedade, como cirurgias, evitando que pacientes precisem se deslocar até o Hospital de Barretos, em São Paulo.

Além disso, destacou a importância dos contadores como voluntários para fortalecer ainda mais o projeto, especialmente neste período de declaração do imposto de renda, enfatizando que a contribuição da classe contábil ajuda a cuidar e salvar vidas não apenas em Araguaína, mas em todo o Tocantins e no Brasil.

O evento contou ainda com a participação de contadores; do diretor da Unitins Campus Augustinópolis, Marcos Aurélio; da coordenadora de Recursos Autorizados de Palmas, Ana Paula; e de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins – Campus Augustinópolis.

Informações sobre declaração de imposto de renda e como doar ao Hospital de Amor

O prazo para declarar o imposto de renda começou em março e segue até o dia 29 de maio. Os contribuintes podem realizar uma doação voluntária de até 6% do imposto devido, valor destinado ao Hospital de Amor.

Para mais informações, procure seu contador e saiba como doar e ajudar a salvar vidas.

A doação pode ser realizada da seguinte forma:

  • 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente
  • 3% para o Fundo do Idoso

Totalizando 6% do imposto devido.

Para efetivar a doação, é necessário:

  • Pagar o DARF da Receita Federal;
  • Enviar o comprovante e o DARF para o e-mail despachantemais@hotmail.com ou pelo WhatsApp (63) 98481-4107.

Lembre-se: a doação deve ser realizada até o dia 29 de maio e é válida apenas para contribuintes que utilizam a declaração no modelo de deduções legais.

Doar é uma forma de ajudar a salvar vidas!

Mais informações:
📞 WhatsApp: (63) 98481-4107 – Leonel Dias
📞 WhatsApp: (63) 98446-4097 – contador Leonardo Soares

ESPERANTINA: Prefeitura prepara dois dias de homenagens e sorteios para o Dia das Mães

A Prefeitura de Esperantina preparou uma programação especial para celebrar o Dia das Mães no município e nos povoados da zona rural. A comemoração contará com Festival de Prêmios, apresentações e ações voltadas à integração das famílias, com eventos marcados para esta sexta-feira (8), na quadra de esportes da Vila Tocantins, e no sábado (9), na quadra da Escola Nova União. As atividades terão início sempre a partir das 17h e devem reunir mães de diferentes comunidades do município do Bico do Papagaio.

Para ampliar a participação popular, a gestão municipal organizou transporte gratuito para moradores da zona rural. Na sexta-feira, os ônibus sairão das escolas dos povoados Esquinão, Quatro Bocas, Campestre, PA Santa Helena e Pingo D’água, além da sede do PA Nova União e do Acampamento Novo Recomeço, antiga escola do Lote 19, com saída prevista para 14h40. Já no sábado, o transporte partirá das localidades Pedra Grande, Tobasa e São Francisco, às 15h, em direção ao evento na Escola Municipal Nova União.

Segundo a prefeita Tota do Francimar, a proposta é garantir uma celebração acessível e acolhedora para as mães do município. “Preparamos essa programação com muito carinho para homenagear as mães da nossa cidade e da zona rural. Nosso objetivo é proporcionar um momento de alegria, união e reconhecimento para mulheres que têm papel fundamental na construção das famílias e da nossa comunidade”, afirmou.

Além do caráter festivo, a iniciativa também reforça a aproximação da administração municipal com as comunidades rurais, buscando garantir acesso à programação por meio de logística e transporte gratuitos, especialmente para moradores mais distantes da sede do município. (FolhadoBico)

Ponte bloqueada há mais de 20 dias revolta população e prefeito Aquiles da Areia vai a Palmas cobrar solução imediata

Em meio ao impasse envolvendo a interdição da Ponte do Rio Araguaia, que liga os estados do Tocantins e Pará, o prefeito da cidade de Araguatins, Aquiles da Areia, está em Palmas acompanhado do procurador do município, Dr. Pabllo Félix, em busca de respostas concretas sobre a liberação das balsas para circulação do tráfego na região.

Durante o pronunciamento, Aquiles fez um forte apelo ao DNIT e às autoridades federais, cobrando agilidade diante dos impactos causados pelo bloqueio da ponte, considerada uma das principais ligações econômicas entre o norte do Tocantins e o sul do Pará.

“O povo não aguenta mais sofrer com tanta burocracia. Estamos falando de trabalhadores, comerciantes, pacientes, estudantes e famílias inteiras prejudicadas todos os dias. A economia dos dois estados está sendo afetada diretamente”, declarou o prefeito.

Aquiles destacou ainda, que as prefeituras de Araguatins, Brejo Grande e Palestina estão unidas em uma força-tarefa para buscar soluções emergenciais que garantam a circulação das balsas e minimizem os prejuízos enfrentados pela população…
Segundo o gestor, os municípios estão dispostos a colaborar no que for necessário para restabelecer o direito de ir e vir da população. “Estamos prontos para fazer o que tiver que ser feito para colocar essas balsas para funcionar. O que não dá mais é para aceitar tanta demora enquanto o povo paga a conta”, afirmou.

O prefeito também revelou que, após o pedido de liberação imediata das balsas, a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou mais cinco dias de prazo, aumentando ainda mais a indignação de moradores e lideranças da região.

A situação tem gerado forte repercussão no Bico do Papagaio e municípios paraenses vizinhos, onde comerciantes relatam prejuízos financeiros, dificuldades no abastecimento e queda na movimentação econômica desde o bloqueio da ponte. (Ascom/Prefeitura)

No Bico do Papagaio, Tiago Dimas fortalece luta em prol dos autistas, respaldo a educação, contatos com aliados e destaca grande obra portuária

O trabalho parlamentar voltado ao municipalismo e a presença constante no Extremo-Norte do Tocantins consolidaram o deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO) como a principal referência política para a região do Bico do Papagaio. Em uma rodada de agendas institucionais realizada entre o feriado de sexta-feira (1º) e esta terça-feira (5), o congressista reafirmou o compromisso com causas que unem o contato humano ao desenvolvimento econômico, como o suporte a pessoas com autismo, o fortalecimento do ensino técnico e a logística de exportação pelo Rio Tocantins.

Tiago Dimas é o único congressista do Tocantins pré-candidato à reeleição que mantém residência fixa no Norte do Estado, em Araguaína. Durante a extensa agenda, o parlamentar percorreu dez cidades da região.

Nesses municípios, o deputado foi acolhido e recebeu o respaldo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de diversas comunidades. Todos muito gratos a Tiago, principalmente pela grande entrega de resultados em benefício da população e atenção constante aos aliados e à comunidade.

Causas sociais e autismo

Um dos eixos centrais da agenda foi a visita à Appa (Associação de Pais, Profissionais e Amigos de Pessoas Atípicas), em Araguatins. Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quarta, 6 de maio, Tiago Dimas ressaltou a organização das famílias e a necessidade de transformar a inclusão em “ação concreta”. O deputado defende em Brasília o projeto de lei 1.712/2019, que visa criar uma política pública permanente de envio de recursos federais para que os municípios possam manter centros de terapia e diagnóstico.

Como exemplo de sucesso, o parlamentar citou a inauguração das obras de qualificação e ampliação da Clínica-Escola Mundo Autista, em Araguaína, mantida com recursos municipais. O objetivo agora é garantir que instituições como a Appa, no Bico do Papagaio, recebam aportes federais e emendas diretas para custear terapias especializadas de alto ganho no desenvolvimento infantil.

Infraestrutura e Porto Seco

No campo do desenvolvimento econômico, Tiago Dimas conferiu as obras do Porto de Praia Norte. O projeto é, na prática, o primeiro grande porto fluvial do Tocantins e promete revolucionar o escoamento da produção de grãos via hidrovia até o porto de Barcarena, no Pará, conectando o agronegócio tocantinense diretamente ao Oceano Atlântico.

“É um projeto que envolve emprego qualificado e industrialização para uma região que precisa muito”, afirmou o deputado. Além do impacto logístico, Dimas destacou a implantação de um estaleiro local — a primeira indústria pesada do Estado —, que deve gerar postos de trabalho com remuneração acima da média para a juventude local.

O parlamentar elogiou o trabalho dos empreendedores que apostaram no investimento e garantiu que esse tipo de iniciativa sempre terá seu apoio no seu mandato.

Educação e Investimentos

A agenda institucional incluiu ainda uma visita ao IFTO (Instituto Federal do Tocantins) em Araguatins. O parlamentar tem priorizado a educação voltada ao agronegócio, tendo destinado R$ 784 mil para a implantação do curso de Medicina Veterinária no campus, visando qualificar a mão de obra regional para o setor produtivo.

Volume de Recursos

O respaldo político colhido por Tiago Dimas no Bico do Papagaio é sustentado por números expressivos. Ao todo, o congressista já destinou mais de R$ 50 milhões para os municípios da região. Deste montante, R$ 18,3 milhões foram garantidos apenas a partir de agosto de 2025, data que marcou seu retorno ao Congresso Nacional. Os recursos contemplam áreas muito importantes como saúde, pavimentação urbana, recuperação de estradas vicinais e aquisição de maquinário pesado para as prefeituras.

“Esses valores não são apenas números; representam recursos que saem do papel para garantir atendimento digno e segurança para a população na ponta”, concluiu o parlamentar.

Estudante de Araguatins conquista 1º lugar no Concurso de Cartas dos Correios

A estudante Maria Fernanda do Nascimento Ferreira, 14 anos, que cursa a 1ª série do ensino médio, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, de Araguatins, é a vencedora na etapa estadual do 55º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil, pelos Correios.  A estudante receberá um prêmio no valor de R$ 1.725, e a unidade escolar ganhará R$ 1.875.

A Secretaria da Educação orienta os professores e estudantes a participarem das olimpíadas e concursos culturais e científicos, para que os alunos tenham mais oportunidades.

Neste ano, o tema foi “Escreva uma carta a um amigo explicando a importância das relações humanas num mundo digital”. O concurso seleciona um estudante de cada estado, que são classificados para participarem da etapa nacional. Neste caso, o resultado final será divulgado a partir desta quinta-feira, 7. Na fase nacional, serão selecionados três participantes que apresentarem as melhores redações. A premiação para o 1º colocado na fase nacional será no valor de R$ 7.500.

A estudante ficou muito feliz com essa conquista. “Espero que esse resultado, de certa forma, sirva de inspiração para outros alunos que desejam participar de concursos como esse. Que eles saibam que, além de aprender, isso abre muitas portas para o futuro. Meu sentimento é de muita alegria e gratidão por todos aqueles que acreditaram em mim”, frisou Maria Fernanda.

O concurso tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressar a criatividade e aprimorar os conhecimentos linguísticos, além de reconhecer talentos. Escrever cartas é uma forma de os estudantes exercerem a escrita, a conexão humana, expressar emoções, sentimentos e ideias e contribui como ferramenta para melhorar o bem-estar e fortalecer a empatia e a inclusão.

Concurso

O Concurso Internacional de Redação Cartas é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), agência especializada da Organização das Nações Unidas, que coordena políticas públicas e serviços postais entre as nações. No Brasil, a responsabilidade pela divulgação e organização do concurso é dos Correios.

Associação de Karatê Punho de Aço realiza cerimônia e exame de faixa em Augustinópolis

Neste domingo, 03 de maio, às 8h30, a Associação de Karatê Punho de Aço (ASSKAPA), de Augustinópolis, realizou uma cerimônia de exame de faixa para seus alunos, em parceria com a Confederação Educacional do Brasil de Karatê-Do, Colégio Militar La Salle e com a participação de alunos da comunidade.

A programação aconteceu durante a manhã e reuniu alunos atendidos pelo projeto social desenvolvido pela associação, evidenciando disciplina, técnica e evolução dos praticantes.

O evento contou com a presença do presidente e do vice-presidente da ASSKAPA, professores faixa preta 1º Dan Wagno dos Santos Figueiredo e faixa preta 4º Dan Ronaldo Vieira de Amorim, do diretor e aluno Leonardo Soares, além do professor faixa preta 5º Dan Fernando Silva de Imperatriz (MA). Também participaram membros da diretoria, pais de alunos e a comunidade local.

O presidente da ASSKAPA, professor Wagno dos Santos Figueiredo, destacou a importância do momento, “Foi uma cerimônia gratificante. Realizar mais um exame de faixa com nossos alunos da ASSKAPA e do Colégio La Salle é muito prazeroso. Ver a evolução, a dedicação de cada um e, neste momento, acompanhar na prática tudo o que vêm aprendendo é uma grande conquista para todos nós. Mesmo com pouco tempo de projeto, já colhemos resultados positivos e esperamos alcançar ainda mais alunos.”

Ele também agradeceu às parcerias e apoios, em especial ao presidente da CEBK, professor Antonio Pereira (faixa preta 7º Dan), aos professores Fernando Silva e Ronaldo Amorim, ao diretor do Colégio Militar La Salle, Capitão PM Rivanaldo de Sousa Batista, além da diretoria, pais e alunos.

Fundada em 15 de janeiro de 2018, a ASSKAPA é uma entidade privada, sem fins lucrativos, dedicada ao ensino do Karatê Shotokan, uma arte marcial tradicional japonesa criada por Gichin Funakoshi. A associação é filiada à CEBK, vinculada à World Karate Martial Arts Organization (WKMO).

Atualmente, a ASSKAPA desenvolve um importante projeto social em parceria com o Colégio Militar La Salle, oferecendo aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, e aos sábados, das 16h às 18h, abertas a alunos, comunidade e interessados.

Mais do que um esporte, o Karatê promove disciplina, respeito e superação, contribuindo diretamente para a saúde e o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos.

Informações sobre o projeto e como participar: 63 99233-5129.

Parceria entre Rômulo e Tiago Dimas impulsiona desenvolvimento de Araguatins

A tradicional cavalgada de Araguatins, realizada neste domingo, foi marcada por uma forte demonstração de unidade política. O deputado federal Tiago Dimas e o vice-prefeito Rômulo estiveram lado a lado durante o evento, reforçando uma parceria sólida, construída ao longo dos anos e pautada na confiança, lealdade e, principalmente, na geração de resultados concretos para a população.

O elo entre os dois teve início ainda no período em que Rômulo era vereador, que articulou junto ao deputado, entre outros recursos, a destinação de R$ 1,4 milhão para a pavimentação do distrito de Macaúba — recursos que também contemplaram as vilas Falcão e Natal, levando melhorias reais para comunidades que há anos aguardavam investimentos.

Esse trabalho firme e coerente não apenas gerou benefícios diretos para a população, como também consolidou Rômulo como uma liderança política no município, culminando em sua chegada à vice-prefeitura com a confiança do prefeito Aquiles da Areia.

Desde o retorno de Tiago Dimas ao mandato, há apenas nove meses, a parceria segue avançando: juntos, já articularam a destinação de pelo menos mais R$ 1 milhão em recursos para Araguatins, reforçando um alinhamento político que vai além do discurso e se traduz em ações concretas.

A presença conjunta na cavalgada simboliza essa união fortalecida e deixa claro que o compromisso segue o mesmo: manter a parceria ativa, ampliar resultados e trabalhar pelo desenvolvimento de Araguatins, sempre com foco em melhorar a vida da população.

São Bento do Tocantins: prefeito Paulo Wanderson reúne lideranças e enaltece trabalho do deputado Tiago Dimas pelo município

O deputado federal Tiago Dimas foi recebido pelo prefeito Paulo Wanderson, vereadores e demais lideranças de São Bento do Tocantins e da região, em uma reunião que reforçou a parceria em favor do desenvolvimento do município. O encontro, realizado na casa do prefeito, evidenciou a articulação política voltada à ampliação de investimentos e resultados concretos para a população.

Durante a reunião, foi destacado o volume de recursos já destinados por Tiago Dimas, que somam cerca de R$ 10 milhões, aplicados em áreas estratégicas como saúde e pavimentação urbana. Entre os exemplos de obras viabilizadas estão a construção da Praça do Paisagismo e o bloqueteamento do povoado Trecho Seco, além da entrega de equipamentos como trator e pá carregadeira, que têm fortalecido o trabalho no campo e apoiado pequenos produtores.

Para o prefeito Paulo Wanderson, o apoio do deputado tem sido decisivo para o crescimento de São Bento do Tocantins. A atuação conjunta entre as lideranças locais e o mandato parlamentar tem permitido avançar em melhorias que impactam diretamente a vida da população.

Marlene do PA tomará posse como vereadora em Araguatins

Na próxima segunda-feira, dia 04, a suplente de vereadora Marlene do PA, do Partido Progressista (PP), assumirá oficialmente uma cadeira na Câmara Municipal de Araguatins. A posse ocorrerá durante a sessão solene da Casa Legislativa.

A cerimônia acontece em razão da nomeação de dois vereadores eleitos pelo prefeito Aquiles da Areia para cargos de secretários municipais, abrindo espaço para a suplente.

Marlene do PA conquistou 109 votos nas eleições de 2024, e agora terá a oportunidade de representar a população araguatinense no Legislativo. Sua chegada ao parlamento reforça a participação feminina na política local e marca um novo capítulo na composição da Câmara.

Tocantins representa a Região Norte na 1ª reunião presencial da Câmara Técnica Caminhos Seguros

O Estado do Tocantins participou, como representante da Região Norte, da 1ª Reunião Presencial da Câmara Técnica da Operação Caminhos Seguros, realizada em Foz do Iguaçu, No Paraná, entre os dias 28 e 30 de abril de 2026.

A representação ocorreu, por meio da 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Augustinópolis (DEAMV) tendo como representante a delegada Daniela Caldas, evidenciando o protagonismo do estado no desenvolvimento de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Na oportunidade, os participantes da Câmara Técnica tiveram a possibilidade de integrar as atividades do 3º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista, contribuindo para o aprimoramento das ações operacionais integradas e para o fortalecimento das políticas públicas de proteção.

Segundo a delegada Daniela Caldas, o encontro “representa um importante ambiente de governança colaborativa, voltado à articulação interinstitucional, ao compartilhamento de experiências exitosas e ao aperfeiçoamento das estratégias de atuação, além de impulsionar a formulação de políticas públicas mais eficientes e integradas no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”.

A participação do Tocantins reforça o compromisso do estado com a implementação de políticas públicas eficazes e com a consolidação de uma rede de proteção estruturada, reafirmando sua relevância no cenário nacional. Ao final do evento, a delegada Daniela recebeu certificado de participação no evento, conferido pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.   (Diopi/Senasp/MJSP).

Whatsapp image 2026 04 30 at 1ooo.43.06
Delegada Daniela Caldas exibe certificado obtido durante participação no curso – DICOM SSP TO

Vigilância Sanitária de Augustinópolis recolhe medicamentos descartados irregularmente em lixão

Na manhã da última quarta-feira, 29, a Vigilância Sanitária de Augustinópolis foi acionada para averiguar um possível descarte irregular de medicamentos no lixão do município. A prática configura infração às normas sanitárias e representa sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

A equipe se deslocou até o local e realizou o recolhimento imediato dos medicamentos, adotando as medidas cabíveis para garantir a destinação adequada dos produtos, conforme estabelecem as normas vigentes.

Durante a inspeção, os agentes identificaram, por meio dos endereços nas caixas, que os medicamentos eram de propriedade de uma farmácia localizada na cidade de Praia Norte, que foi formalmente notificada sobre o descarte inadequado.

A atuação rápida da Vigilância Sanitária reforça o compromisso da Prefeitura de Augustinópolis com a proteção da saúde e a preservação ambiental, prevenindo possíveis danos decorrentes da destinação incorreta de materiais farmacêuticos.

ARAGUATINS: Aquiles da Areia nomeia Rangel Cerimonialista como secretária de Políticas para as Mulheres

A Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, anunciou a nomeação de Maria Alves Rangel, conhecida como Rangel Cerimonialista para o cargo de Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Ao assumir a função, Rangel afirmou que pretende intensificar ações voltadas ao público feminino no município. Segundo ela, a prioridade será promover melhorias, oferecer cursos, orientações e garantir acolhimento às mulheres araguatinenses.

A nova secretária também destacou o objetivo de ampliar iniciativas de capacitação e fortalecer o suporte em diversas áreas, com foco na inclusão, valorização e proteção social. A gestão municipal acredita que sua experiência contribuirá para a construção de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades das mulheres de Araguatins.

Pedagoga é presa após reclamar da falta de médicos em UPA no TO; polícia diz que houve desacato

Uma pedagoga, de 43 anos, foi presa por desacato e resistência após reclamar da falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tocantinópolis. Ao g1, D’ane Carvalho da Costa Oliveira contou que buscava atendimento para uma sobrinha, de sete meses, mas acabou sendo presa, ofendida e agredida por um policial militar. Ela pagou fiança e foi liberada.

Um vídeo feito por D’ane mostra pacientes aguardando atendimento na unidade, mas, segundo ela, não havia médico em nenhuma das salas. O caso aconteceu na segunda-feira (27).

“Estava sem médico, eu comecei a gravar e falar e tudo. Porém, ninguém se posicionou, não falou nada. Um médico aqui da cidade, acho que viu nas redes sociais, e tomou as dores da gestão e entrou [para o consultório] e mandou me chamar. Eu já pensei que era para consultar. Só que quando eu entrei e perguntei se era para consultar ele disse que não, que queria saber o que estava acontecendo. E aí começamos o bate-boca. Ele pediu para eu sair e disse que ia me consultar, só que não consultou. Nesse momento ele foi chamar a polícia. Na hora que eu já estava sendo presa, um policial me tirou da viatura, me chamou rapariga e me jogou ao chão”, afirmou D’ane.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) disse que a prisão ocorreu pelos crimes de resistência e desacato.

“A suspeita teria se exaltado enquanto aguardava atendimento, causando apreensão entre pacientes e servidores da unidade. Durante a abordagem, ela teria resistido à condução, ofendido os policiais e desferido um chute contra um dos militares, sendo necessário o uso de algemas”, afirmou nota (veja a íntegra ao final da reportagem).

Também por meio de nota, a Polícia Militar do Tocantins afirma que a “mulher apresentava comportamento alterado, tendo adentrado consultório em atendimento, proferido ameaças e causado perturbação no funcionamento da unidade”.

Público pode votar no documentário “Da Aldeia à Universidade” para o Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro

O documentário Da Aldeia à Universidade vem ganhando destaque no cenário nacional e consolidando o audiovisual tocantinense entre as grandes produções brasileiras. O filme foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e agora concorre ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro, a maior honraria do cinema nacional.

Além de ter sido premiada no Festival de Cinema de Gramado no ano passado, a produção segue acumulando reconhecimento e mobilizando apoio popular. Nesta segunda-feira, 27, os produtores da GBM Filmes, responsável pela execução do projeto, estiveram no gabinete da Secult para reforçar a importância da participação do público na votação.

Embora a votação popular não garanta diretamente a premiação, uma expressiva quantidade de avaliações positivas fortalece a campanha do filme junto à Academia Brasileira de Cinema. O secretário de Estado da Cultura, Adolfo Bezerra, destacou a relevância da indicação para o fortalecimento do setor audiovisual tocantinense.

“Ficaremos muito honrados se o nosso estado conquistar essa premiação. No Prêmio Grande Otelo, o filme ‘Da Aldeia à Universidade’ representa o Tocantins. Por isso, é fundamental que todos que torcem pelo audiovisual tocantinense participem e votem, para que nosso estado alcance voos ainda mais altos”, ressaltou o secretário.

Um dos produtores do documentário, Túlio de Melo, também reforçou a importância do engajamento popular. “Essa é a primeira vez que um filme do Tocantins recebe essa indicação da Academia Brasileira de Cinema. Agora temos a oportunidade de assistir e votar no nosso filme nessa campanha rumo à grande final do Prêmio Grande Otelo. Se todos puderem participar, avaliando com cinco estrelas na plataforma, isso fortalecerá nossa campanha junto aos membros da academia. Tenho certeza de que teremos resultados positivos”, afirmou.

A visita também contou com a presença dos produtores Leandro de Alcântara e Romário Srowasde Xerente, que também integra o elenco do documentário.

Premiações

Desde o lançamento, em 2025, Da Aldeia à Universidade vem se destacando em festivais nacionais e internacionais, acumulando 40 seleções oficiais e 16 premiações. Entre os principais reconhecimentos está a participação premiada no Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais e respeitados do país, reforçando a qualidade artística e a relevância social da obra.

Como votar

A votação pode ser realizada de forma simples e intuitiva, na mesma plataforma em que o documentário está disponível para exibição: Link.

Emenda de Wiston Gomes proporciona mutirão de cirurgias oftalmológicas em Ananás

O deputado estadual Wiston Gomes esteve na última sexta-feira, 24, acompanhando de perto a destinação de sua emenda para a saúde do município de Ananás, no Bico do Papagaio. A ação marcou o encerramento de um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio realizado no Hospital de Ananás, que levou atendimento especializado a pacientes de diversos municípios da região.

O mutirão foi viabilizado por meio de recursos destinados pelo mandato do deputado, em parceria com a gestão municipal, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e reduzir a fila de espera por cirurgias oftalmológicas. Em apenas três dias, foram realizados cerca de 300 atendimentos, garantindo acesso a procedimentos que, para muitos, representam a recuperação da visão, da autonomia e da qualidade de vida.

Durante a visita, Wiston Gomes destacou a importância da ação. “Esse trabalho mostra o quanto a parceria entre o mandato e o município pode transformar a vida das pessoas. Estamos falando de saúde, de dignidade e de devolver qualidade de vida para quem mais precisa”, afirmou.

A iniciativa contou com o apoio do prefeito Robson do Zé Geraldo, do vice-prefeito Rafael e do vereador Carlito Bacuri, reforçando a atuação conjunta em prol da população de Ananás e de toda a região do Bico do Papagaio.

1 2 3 58