A Polícia Civil do Tocantins realizou, nesta terça-feira (18), a prisão de um homem apontado como líder de um movimento que promovia invasões em terrenos públicos de Colinas do Tocantins. A ação contou com o apoio da 42ª Delegacia de Polícia Civil e ocorreu após cumprimento de mandado judicial.
O suspeito, identificado pelas iniciais I.M.S., de 38 anos, também é investigado por ameaças a servidores públicos e gestores ligados à fiscalização das áreas invadidas. Segundo a delegada responsável pelo caso, Lorranny Almeida, ele estaria por trás de diversas ocupações irregulares, incluindo a transformação de um bosque municipal em um loteamento não autorizado, atualmente com mais de 40 construções.
“Além de ocupar ilegalmente os terrenos, ele incentivava a hostilidade contra quem fiscalizava ou tentava impedir as invasões, chegando a ameaçar manifestações contra servidores que não acatassem suas exigências”, detalhou a delegada.
No momento da prisão, I.M.S. estava reunido com pessoas ligadas ao movimento, planejando uma nova ação de pressão contra a administração municipal. Ele ficará à disposição da Justiça e responderá por crimes como invasão de áreas da União, do estado e do município, loteamento irregular, coação no processo administrativo e esbulho possessório.
As investigações prosseguem para identificar outros participantes do grupo e coibir novas ocupações irregulares.
Foto: Edes Pereira/ Governo do Tocantins