Com investimento de R$ 100 milhões, a cidade de Praia Norte, no norte do Tocantins, passa a abrigar uma das mais importantes iniciativas logísticas da região: a ativação de uma rota fluvial para o escoamento da produção agrícola do Matopiba. O projeto é conduzido pela empresa Porto Praia Norte S.A., que adquiriu uma das maiores frotas fluviais de São Paulo e iniciou as operações a partir de um porto próprio instalado no município.
A expectativa é que a navegação comercial no Rio Tocantins seja alavancada com o apoio de obras como a do Pedral do Lourenço, permitindo o transporte de cargas até o Oceano Atlântico. Com isso, a região ganha uma alternativa ao transporte rodoviário tradicional, com potencial de reduzir custos e ampliar a capacidade logística da produção agrícola do Arco Norte.
Estrutura
O terminal conta com um conjunto de investimentos estruturais, incluindo:
Terminal de Graneis Sólidos, para armazenagem e transbordo de grãos;
Estaleiro naval, responsável pela construção e manutenção de embarcações;
Aquisição de frota própria, composta por 20 barcaças graneleiras e 5 empurradores de grande porte, formando a primeira frota de cargas fluviais do estado, sob a marca Navegatins;
Infraestrutura de apoio operacional, com áreas administrativas, operacionais e espaços de convivência.
Formação de mão de obra local
Um dos eixos do projeto é a qualificação de trabalhadores da região por meio da iniciativa Associação Pequeno Marinheiro, que oferece capacitação técnica em parceria com a Marinha do Brasil. A proposta é formar mão de obra local para atuar nas operações portuárias, fortalecendo o desenvolvimento regional e a inclusão social.
A viabilidade da navegação depende ainda de intervenções em pontos do rio, como o Pedral do Lourenço, onde obras de dragagem estão previstas. A nova estrutura entra em funcionamento como mais uma alternativa no transporte de cargas da região.
Porto instalado em Praia Norte viabiliza navegação comercial no Rio Tocantins e cria nova rota para o agronegócio

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