Um advogado foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (5), em Xambioá, no norte do Tocantins, após investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO). A prisão foi solicitada pelo promotor de Justiça Helder Lima Teixeira e acatada pela 1ª Escrivania Criminal da cidade.
De acordo com o MPTO, o profissional é suspeito de cometer diversos crimes enquanto exercia a advocacia, como apropriação indébita majorada, falsificação de documento público e patrocínio infiel. A decisão judicial destaca a “habitualidade criminosa” do investigado e o fato de que ele se aproveitava da condição de advogado para enganar clientes em situação de vulnerabilidade.
Em um dos casos, o advogado teria cobrado valores indevidos de um agricultor, ao mesmo tempo em que já havia comprado o imóvel que era objeto da ação judicial. Além disso, ele teria apresentado à família da vítima um despacho falso, mesmo sem ter sequer protocolado a ação. O caso envolve ainda a suspeita de conflito de interesses.
Segundo a Promotoria de Justiça, esse não é um fato isolado. O advogado responde a outras quatro ações penais na comarca, todas relacionadas a práticas ilícitas no exercício da profissão, com prejuízo a clientes humildes.
A investigação continua sob responsabilidade do MPTO.
Advogado é preso em Xambioá após investigação do MPTO por crimes contra clientes

Latest from Blog
AXIXÁ DO TOCANTINS – A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira…
Augustinópolis – 3 de novembro de 2025 O prefeito de Augustinópolis, Roni Teodoro, deu continuidade à…
A Prefeitura de Augustinópolis informou, por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (4), que o…
O novo prefeito de Augustinópolis, Roni Teodoro, concedeu sua primeira entrevista à Rádio Gazeta FM 96.1…
Com o tema “Conciliar é legal”, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional…