/

Torre Eiffel é iluminada com as cores do Brasil em homenagem à visita de Lula à França

1 min read
E2d4a7d7 1f15 4353 8e7d f0f110d8b755.jpeg

Paris, 5 de junho de 2025 – O principal cartão-postal da França ganhou as cores verde e amarela na noite desta quinta-feira (5), em homenagem à visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Paris. A Torre Eiffel foi iluminada com as cores da bandeira brasileira como gesto simbólico de boas-vindas à comitiva do governo do Brasil.

A homenagem encerrou o primeiro dia da visita de Estado do presidente Lula à França e contou com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e das primeiras-damas Janja Lula da Silva e Brigitte Macron. A imagem do monumento iluminado foi compartilhada nas redes sociais pelo próprio presidente Lula com a legenda: “Esta noite, a Torre Eiffel veste as cores do Brasil”.

Emmanuel Macron, Lula e as primeiras-damas Janja Lula da Silva e Brigitte Macron_Desenho ilustrado por: Daiane Silva

Ao longo do dia, Lula participou de uma agenda intensa na capital francesa, que incluiu cerimônia oficial de recepção na Esplanada dos Inválidos, reunião bilateral com Macron no Palácio do Eliseu, e uma declaração conjunta à imprensa. Também foram discutidos temas como o acordo Mercosul-União Europeia, além de assuntos internacionais como os conflitos na Ucrânia e em Gaza.

No período da tarde, o presidente recebeu uma homenagem da Academia Francesa, reuniu-se com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e participou de um jantar de Estado oferecido pelo governo francês.

A visita marca a retomada das relações diplomáticas em alto nível entre os dois países, sendo a primeira de um chefe de Estado brasileiro à França em 13 anos. Também celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, com mais de 300 eventos culturais programados no âmbito do Ano Brasil-França 2025.

De acordo com o governo brasileiro, mais de 20 acordos bilaterais foram assinados entre os dois países durante o encontro. A França é atualmente a terceira maior origem de investimentos diretos no Brasil.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog