Cerca de 20 pequenos produtores do assentamento Ouro Verde, em Araguatins, participaram da palestra “Gestão Rural”, promovida pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis. A programação foi realizada na tarde desta quarta-feira, 11, na sede da associação dos produtores rurais.
A iniciativa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica Luana Gonzaga da Conceição. A palestra foi supervisionada pela professora Raquel Batista e também contou com a participação da acadêmica Scarleth Ohara dos Santos Chaves. Durante a programação, os produtores rurais receberam orientações acerca da gestão contábil de suas pequenas produções, puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas.
“A palestra foi muito interessante porque nos ajudou a esclarecer algumas dúvidas. Ainda temos algumas, mas, com certeza, deu uma clareada na nossa mente. Vai ser importante para o nosso trabalho aqui. Nós temos uma casa de polpas e vamos precisar desse tipo de gestão. Só temos a agradecer às pessoas que vieram trazer conhecimentos para nós”, agradeceu o presidente da associação, Antônio Barbosa da Silva.
A acadêmica Luana, que estuda os benefícios da contabilidade aplicada ao agronegócio para pequenos produtores rurais, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de levar informação e assistência para essas pessoas. “Eles precisam saber da importância da contabilidade para a tomada de decisões e que a contabilidade não se refere somente às obrigações tributárias, mas que pode auxiliar na gestão do negócio”, pontuou.
Na oportunidade, a aluna aplicou questionários que vão subsidiar o seu trabalho após a análise dos dados. “Durante a aplicação do questionário percebi que muitos deles marcaram a alternativa dizendo que não conheciam a contabilidade rural, então acredito que a palestra ministrada pela professora Raquel e pela acadêmica Scarleth foi de grande importância para eles”, concluiu.
Para a professora Raquel Batista, “é essencial que nossos acadêmicos desenvolvam pesquisas acerca da comunidade local. E essa iniciativa é muito benéfica, pois não viemos só aplicar um questionário e colher dados, trouxemos, em troca, conhecimento e auxílio para esses produtores rurais”, destacou.
A iniciativa também foi elogiada pela coordenadora de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro. “É imprescindível que as ações desenvolvidas pela Universidade alcancem a comunidade do Bico do Papagaio. Por meio dessas iniciativas nós conseguimos chegar em lugares onde o conhecimento não chega com tanta facilidade e as informações que levamos podem transformar vidas e gerar aumento de renda para as famílias”, assinalou.

