Com mais de 95% das obras concluídas, a ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), ainda não tem previsão concreta de entrega. Apesar da estrutura principal estar praticamente finalizada, a falta dos acessos impede a liberação para o tráfego de veículos. O impasse está no lado paraense, onde os processos de desapropriação seguem em andamento. No Tocantins, essa etapa já foi concluída no início de 2025.
O projeto, que teve início ainda em 2017, durante o governo Michel Temer, acumulou atrasos, mudanças no orçamento e disputa judicial. Orçada inicialmente em R$ 132 milhões, a ponte hoje já ultrapassa os R$ 230 milhões, somando os custos da estrutura e dos acessos.
Enquanto isso, a travessia entre os dois estados continua sendo feita por balsas — um serviço que enfrenta dificuldades logísticas, principalmente durante o período de estiagem. Recentemente, uma das embarcações colidiu com um dos pilares da ponte em construção, o que levou à suspensão temporária da balsa envolvida no acidente. Segundo a Marinha do Brasil, uma investigação foi aberta para apurar as causas da colisão.
A ponte terá 1.724 metros de extensão e, segundo o governo federal, deve beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas, facilitando o escoamento da produção e o deslocamento entre os estados. No entanto, enquanto os acessos não forem construídos, trecho que exige cerca de R$ 28,6 milhões adicionais, a estrutura segue sem utilidade prática.
As audiências de conciliação para resolver as desapropriações no Pará estão previstas para os dias 6 e 7 de agosto. Mesmo com previsão de entrega até o fim de 2025, a indefinição preocupa moradores e motoristas que seguem enfrentando longas filas e atrasos na travessia.
Foto: Ricardo Botelho