A carreta de saúde Roda-Hans, unidade móvel para o combate à hanseníase, inicia os atendimentos para os moradores da região de saúde Capim Dourado, em Palmas, no período de 12 a 16 de setembro. A ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), das secretarias municipais de saúde, do Ministério da Saúde (MS) e da rede de Laboratórios Novartis, traz conscientização, diagnóstico precoce e encaminhamento do tratamento para a doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, que afeta os nervos e a pele. O tratamento é via oral e a cura começa a partir do momento que é iniciado, além disso também são interrompidas a transmissão da doença e suas complicações.
Os atendimentos começam nesta semana, um dia após a capacitação teórica ofertada para médicos da região. “Esta ação tem como objetivo principal qualificar em serviço os profissionais médicos na avaliação clínica e no diagnóstico para hanseníase e, consequentemente, melhorar os serviços ofertados à população tocantinense”, afirmou a coordenadora estadual da hanseníase, Márcia Faria e Silva.
Cronograma de atendimentos
Os moradores da região de saúde Capim Dourado, composta pelas cidades de Palmas, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Santa Rosa, Silvanópolis, Mateiros, Ipueiras e Monte do Carmo, serão atendidos no Núcleo de Assistência Henfil de Palmas, no endereço: Quadra 1.102 Sul, Rua NS B, 422 – Arse, CEP 77001-970.