Você sabia que o ChatGPT “bebe” muita água para funcionar? Entenda o motivo

1 min read
Pessoa trabalhando html no computador.jpg

Você pode até achar estranho, mas é verdade: o ChatGPT, assim como outras inteligências artificiais, consome muita água para funcionar, principalmente quando o assunto é criar imagens.

Segundo matéria da CNN Brasil, cada vez que a gente faz de 20 a 50 perguntas para o ChatGPT, é como se ele tomasse meia garrafinha de água. E quando o comando é para gerar uma imagem, o consumo é ainda maior!

Mas como isso acontece? A água não é usada diretamente pela inteligência artificial, mas sim para resfriar os servidores (supercomputadores) que processam tudo o que a gente pede. Esses equipamentos esquentam muito, e sem a refrigeração, poderiam parar de funcionar.

Com a nova moda de criar imagens no estilo Studio Ghibli, a procura aumentou tanto que só em um único dia foram criadas 3 milhões de imagens, o que pode ter gerado um gasto de 75 mil litros de água em apenas uma hora!

Especialistas explicam que esse gasto de água é um problema em várias empresas de tecnologia, e por isso é tão importante pensar no impacto ambiental que as ferramentas digitais podem causar.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog