Você pode até achar estranho, mas é verdade: o ChatGPT, assim como outras inteligências artificiais, consome muita água para funcionar, principalmente quando o assunto é criar imagens.
Segundo matéria da CNN Brasil, cada vez que a gente faz de 20 a 50 perguntas para o ChatGPT, é como se ele tomasse meia garrafinha de água. E quando o comando é para gerar uma imagem, o consumo é ainda maior!
Mas como isso acontece? A água não é usada diretamente pela inteligência artificial, mas sim para resfriar os servidores (supercomputadores) que processam tudo o que a gente pede. Esses equipamentos esquentam muito, e sem a refrigeração, poderiam parar de funcionar.
Com a nova moda de criar imagens no estilo Studio Ghibli, a procura aumentou tanto que só em um único dia foram criadas 3 milhões de imagens, o que pode ter gerado um gasto de 75 mil litros de água em apenas uma hora!
Especialistas explicam que esse gasto de água é um problema em várias empresas de tecnologia, e por isso é tão importante pensar no impacto ambiental que as ferramentas digitais podem causar.
Você sabia que o ChatGPT “bebe” muita água para funcionar? Entenda o motivo

Latest from Blog
Um garoto de 11 anos perdeu a vida nesta segunda-feira (8) depois de sofrer uma descarga…
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto),…
Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional…
Araguatins – Na noite desta segunda-feira (8), moradores do Setor Irial voltaram às ruas para protestar…
A defesa do governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF)…