/

Reunião com diretoria do HRAug marca início das atividades do curso de Medicina no hospital

3 mins read

Os acadêmicos do 4º período do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, foram recebidos pela direção do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) no auditório da unidade, nesta sexta-feira, 24, para receberem orientações acerca das regras e das condutas dentro do hospital durante o período em que permanecerem estagiando na unidade. A Coordenação de Medicina, bem como as assessorias pedagógicas do curso também participaram do encontro.

O encontro foi mediado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e contou com a presença da diretora-geral do HRAug, Cristiane Uchôa; do médico coordenador do Pronto Socorro da unidade e preceptor do curso de Medicina, Marcelo Romão; e das coordenações de todos os setores do hospital. A reunião marcou o início oficial das atividades do curso de graduação no HRAug, que a partir deste mês recebe semanalmente os acadêmicos da I Turma de Medicina da Unitins para aulas de Semiologia.

Eduardo Guilherme, Victor Giovannino, Cristiane Uchôa e Isabela Paz no primeiro dia dos acadêmicos no hospital (E p/ D)

“Foi um momento muito significativo para a gente, porque, de fato, saímos unicamente da Atenção Primária e estamos acessando, também, outros níveis de complexidade. Hoje foi um marco, um dia para ficarmos mais calmos, conhecermos o hospital, a equipe e entender sobre a dinâmica das aulas e do estágio. Esperamos que tudo corra bem, que a gente possa aproveitar muito todas as oportunidades que teremos a partir de agora. Somos a primeira turma, aquela que ‘apanha’ mais, mas também aquela que é pioneira em tudo e que muitas vezes recebe mais acesso que as outras”, comemorou Vitor de Melo Ataídes, acadêmico do 4º período de Medicina da Unitins.

As orientações se concentraram, principalmente, no que diz respeito à Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH), que realizou dinâmicas e repassou informações e regras fundamentais para o bom andamento das aulas e dos estágios.

A CCIH passou todas as orientações pertinentes para os acadêmicos e realizou dinâmica para fixar as regras apresentadas

“Hoje, eu sinto muita gratidão ao Estado do Tocantins, ao Governo do Tocantins, à reitoria da Unitins e à diretoria do hospital regional por se dedicarem para viabilizar a realização deste encontro e a efetivação desse curso. É uma felicidade muito grande. Esses acadêmicos que estão aqui, hoje, nesse momento histórico são o futuro do nosso Tocantins. Não tenho dúvidas que pelo menos metade deles deve ficar para trabalhar na região, como eles mesmos vêm verbalizando para nós. Agora, precisamos continuar trabalhando muito para aproveitar ao máximo a inteligência e habilidades dos nossos alunos”, agradeceu o coordenador do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Victor Giovannino.

Neste primeiro momento os acadêmicos vão iniciar as atividades por meio da disciplina de Semiologia. As aulas serão uma vez por semana e eles serão divididos em grupos de cinco alunos. Ao longo do cronograma de atividades, eles vão participar de um sistema de rodízio para que, ao final, tenham passado pela Clínica Médica, Ambulatório, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria.

Para a diretora-geral do Hospital Regional de Augustinópolis, Cristiane Uchôa, o encontro foi realização de parte de um sonho regional. “Esse foi o primeiro contato dos alunos do curso de Medicina da Unitins com o Hospital. É mais um sonho de toda uma região sendo realizado. Estamos com muitas expectativas positivas para essa turma e nos colocamos à disposição. Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria do Estado da Saúde estamos organizando todos os fluxos e aumentando as especialidades do serviço”, comentou.

As representantes das turmas II e III de Medicina da Unitins também participaram da reunião 

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, agradeceu “ao apoio da reitoria, equipe de coordenação do curso de Medicina e Diretoria do HRAug na articulação, preparação e disponibilização do ambiente hospitalar para a prática de estágio dos alunos”. E completou: “Tenho certeza que será uma experiência exitosa para a formação dos médicos que serão formados pela Unitins”.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, também comemorou o marco e lembrou que a presença dos alunos de Medicina vem para fortalecer a área da saúde, uma vez que os acadêmicos de Enfermagem da Unitins já utilizam o hospital como campo de estágio.

“Eu vejo que os cursos de Medicina e Enfermagem se estruturam no Bico do Papagaio com um fator positivo que é o Hospital Regional de Augustinópolis e desde sempre a universidade tratou dessa parceria junto à Secretaria de Estado da Saúde e com a direção do HRAug. Nós ficamos gratos por essas portas abertas, e toda a documentação encaminhada pela Etsus [Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde] e devidamente validada. É um grande campo de prática e, com certeza, a gente vai ser bem recebido e evoluiremos sempre nessa parceria para a formação dos alunos”, assinalou o reitor.
(Texto: Ananda Portilho)

A I Turma de Medicina juntamente com a Coordenação do Curso, a diretora do HRAug e demais servidores da unidade

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog