Texto: Daiane Silva |Foto: Rovena Rosa
São Paulo, 29 de junho de 2025
Durante manifestação neste domingo (29), na Avenida Paulista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que seus aliados precisam conquistar maioria no Congresso Nacional nas eleições de 2026. Segundo ele, com 50% da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, será possível “mudar o destino do Brasil”, independentemente de onde ele esteja, “aqui ou no além”.
“Se vocês me derem 50% da Câmara e 50% do Senado em 2026, a gente muda o destino do Brasil. Não interessa onde eu esteja, aqui ou no além. Quem assumir a liderança vai mandar mais que o presidente da República”, declarou Bolsonaro durante seu discurso.
O ex-presidente ainda destacou que, com maioria no Congresso, sua base poderá eleger os presidentes da Câmara, do Senado e do Congresso Nacional, influenciando diretamente os rumos do poder Legislativo.
O ato, organizado pelo pastor Silas Malafaia, reuniu apoiadores de Bolsonaro no centro de São Paulo. Entre os presentes estavam os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ) e Jorginho Mello (PL-SC), além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Com o lema “Justiça Já”, a manifestação concentrou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que é uma das peças centrais nos inquéritos que investigam tentativa de golpe após as eleições de 2022.