Por Daiane Silva | Foto: Divulgação/DNIT
Seis meses após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Tocantins e Maranhão, as obras da nova estrutura avançam e já chegaram à metade da execução, segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A antiga ponte desabou em dezembro de 2024, provocando a morte de 14 pessoas e deixando três desaparecidas. Após a demolição dos escombros, em fevereiro deste ano, as frentes de trabalho iniciaram a construção de uma nova travessia sobre o Rio Tocantins, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226.
A nova estrutura está orçada em R$ 171,1 milhões e deve ser concluída até o final de 2025. Atualmente, mais de 500 profissionais trabalham em dois turnos, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, para acelerar o cronograma.
Segundo o Dnit, todas as 24 fundações e os 26 pilares da ponte já foram finalizados. No momento, as equipes atuam na fabricação de 45 vigas pré-moldadas que irão compor a superestrutura da ponte.
A nova ponte terá 630 metros de extensão e 19 metros de largura. Serão duas faixas de rolamento, dois acostamentos, barreiras de proteção do tipo New Jersey, passeios para pedestres e guarda-corpo. Um sistema de monitoramento será instalado para detectar possíveis deformações e vibrações.
O desabamento da ponte anterior causou impactos diretos no tráfego e na economia local. Com a interrupção do fluxo, cidades vizinhas passaram a receber maior volume de veículos, afetando a rotina de moradores e comerciantes.
Em Aguiarnópolis, comerciantes acompanham com expectativa o avanço da obra. “Visualmente já é possível perceber o progresso. A comunidade está confiante na previsão de entrega para 22 de dezembro”, afirmou o presidente da associação comercial, Paulo Roberto Dias.
Obra da nova ponte entre Tocantins e Maranhão atinge 50% de execução, seis meses após desabamento

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