Mais de 100 mil famílias no Tocantins ainda podem obter desconto total na conta de energia

1 min read
Diermifran 4 0.jpg.webp

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, pode beneficiar 101.963 famílias no Tocantins que ainda não recebem o desconto na fatura de energia. A iniciativa garante redução de até 100% no valor da conta para quem consome até 80 kWh por mês e possui renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e manter as informações atualizadas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município. Também têm direito famílias com pessoas que dependem de equipamentos elétricos por questões de saúde (com renda de até três salários mínimos), além de idosos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a Energisa, a inclusão é feita de forma automática quando o titular da conta de luz é o mesmo do NIS. Caso contrário, é preciso procurar os canais de atendimento da concessionária após a atualização do cadastro. “O objetivo é alcançar quem tem direito, mas ainda não está aproveitando o benefício”, explica Andrea Albernaz, coordenadora comercial da empresa.

No Tocantins, 2.409 famílias indígenas e 839 quilombolas também se enquadram no programa, mas ainda não estão cadastradas. Para ter acesso ao desconto, é necessário apresentar documentação específica: o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), no caso dos povos indígenas, ou declaração oficial que comprove a descendência, para quilombolas.

Projeto Nossa Energia – Edição Ligados

A Energisa realiza neste mês e em outubro uma ação itinerante para facilitar o cadastro de interessados. A unidade móvel do projeto Nossa Energia – Edição Ligados vai percorrer os municípios de Araguaína, Cristalândia, Bernardo Sayão, Juarina e Pedro Afonso.

Durante o atendimento, será preciso apresentar documentos pessoais e comprovante de renda. O serviço funcionará das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Confira as datas:

Araguaína: 30/09 a 02/10 – Colégio Militar Jardenir Jorge Frederico, Setor Maracanã

Cristalândia: 01 a 03/10 – Centro de Abastecimento e Lazer Dona Luci

Bernardo Sayão: 14 a 16/10 – Feira Coberta, Av. Miguel Andrade Batista

Juarina: 15 a 17/10 – Secretaria Municipal de Assistência Social

Pedro Afonso: 21 a 23/10 – Praça Coronel Lysias Rodrigues

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog