/

Justiça Eleitoral cassa diplomas da prefeita e do vice de Praia Norte; ex-prefeito também fica inelegível

1 min read
Inshot 20250912 140548644.jpg

PRAIA NORTE – A Justiça Eleitoral decidiu, nesta quinta-feira (11), pela cassação dos diplomas da prefeita de Praia Norte, Bruna Gabrielle Neves Pires Araújo (PSD), e do vice-prefeito Abrão Carolino da Silva, conhecido como Cabeça (PP). A decisão também declarou a inelegibilidade do ex-prefeito Ho Che Mim Araújo. O caso foi analisado pelo juiz Alan Ide Ribeiro da Silva.

As sentenças resultaram de duas ações judiciais: uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), protocolada pela coligação de Jader Pinheiro (UB), e uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Ambas apontavam indícios de abuso de poder econômico, corrupção eleitoral, uso irregular de meios de comunicação e práticas que teriam comprometido a igualdade na disputa eleitoral de 2024.

De acordo com documentos anexados ao processo, as denúncias foram fundamentadas em provas materiais e testemunhais apresentadas logo após o pleito. Apesar da cassação decretada, até a publicação desta reportagem não havia determinação de afastamento imediato da prefeita e do vice de seus cargos.

A decisão é de caráter monocrático e deve ser levada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), que dará a palavra final sobre o futuro político dos envolvidos.


Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog