Uma jovem indígena da etnia Javaé foi encontrada morta neste domingo (7) na Ilha do Bananal, no sudoeste do Tocantins. A vítima foi identificada como Harenaki Javaé, de 18 anos, e o corpo apresentava sinais de carbonização.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o corpo estava em uma área isolada, a cerca de 60 km de Formoso do Araguaia, nas proximidades da Aldeia Canuanã, onde ocorria um festejo tradicional. Uma enfermeira acionou a Polícia Militar após localizar o corpo.
A jovem era moradora da Aldeia São João, também situada na Ilha do Bananal. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) confirmou a identidade e lamentou a morte, prestando solidariedade aos familiares. Já a Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (ARPIT) repudiou o crime e pediu uma apuração rigorosa.
O Instituto Médico Legal (IML) de Gurupi foi responsável pela remoção do corpo, que passará por exames de necropsia, necropapiloscopia e análise da arcada dentária para definir a causa da morte.
Apesar da presença de várias pessoas no local do festejo, a Polícia Militar informou que não houve testemunhas que pudessem relatar detalhes do ocorrido.
A investigação está a cargo da 84ª Delegacia de Polícia Civil de Formoso do Araguaia, com apoio da 7ª Delegacia Regional de Gurupi.
Jovem indígena é encontrada morta na Ilha do Bananal; corpo estava parcialmente carbonizado

Latest from Blog
Uma jovem de 18 anos morreu na tarde desta quinta-feira (1º) após um acidente de trânsito…
O principal suspeito de matar a tiros Elcimar Júnior Ferreira Rodrigues, de 31 anos, foi identificado…
O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) destinou, em 2025, um volume expressivo de emendas parlamentares voltadas…
O ex-prefeito e atual vice-prefeito de Buriti do Tocantins, Borjão, juntamente com o vereador Iris Borges,…
A triatleta, maratonista e empresária Paula Rovani lançou nesta semana a campanha “Tênis do Bem. Tênis…