Uma balsa que transportava um grupo de trilheiros naufragou no início da tarde deste domingo (26) no Rio Tocantins, em São Sebastião, município na divisa entre o Tocantins e o Maranhão.
O morador de Vila Nova dos Martírios, Gleison Pessoa, estava na travessia com a irmã quando o barco virou. Ele relatou os momentos de tensão e como conseguiu se manter junto à irmã até a chegada do resgate.
“O barco começou a virar para o lado esquerdo. Um rapaz tentou controlar, mas não aguentou o contrapeso e virou de uma vez. Foi só Deus mesmo que deu um livramento para a gente”, disse Gleison.
Segundo o sobrevivente, ele e a irmã tinham ido até o local apenas para almoçar. Eles deixaram o carro na margem e atravessaram a balsa antes de outros integrantes do grupo, que transportavam motos e um quadriciclo.
“O rapaz da balsa avisou que poderia dar duas viagens, porque ia ficar muito pesada. Mas os meninos seguiram com a entrada do barco”, contou.
Durante a travessia, Gleison percebeu que a embarcação começava a encher de água.
“Dali não passou 10 segundos, o barco começou a virar. Eu mergulhei e abaixei a cabeça da minha irmã para que ela saísse segura”, relatou.
Ele disse ainda que algumas pessoas conseguiram se segurar na própria embarcação virada, enquanto outros flutuavam à espera de apoio.
“Eu já estava perdendo as forças, mas vi dois barquinhos de alta velocidade vindo. Foi quando começou o resgate. A gente ficou com muito cuidado para não encostar muito perto, mas fomos sendo recolhidos devagar”, contou.
O Corpo de Bombeiros informou que a balsa transportava 11 motos, um quadriciclo e os participantes do grupo. Pelo menos duas pessoas continuam desaparecidas. Equipes de resgate atuam no local com o apoio de um helicóptero, enquanto familiares e moradores acompanham a operação.
“Foi tenso. Eu não sei se todos sabiam nadar. Eu só conseguia pensar em proteger minha irmã. A vida da gente passa rápido, e a gente tem que agradecer”, disse Gleison.
As buscas pelas vítimas desaparecidas seguem em andamento.
“Foi só Deus mesmo que deu um livramento para a gente”, diz sobrevivente de naufrágio no Rio Tocantins

Latest from Blog
AXIXÁ DO TOCANTINS – A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira…
Augustinópolis – 3 de novembro de 2025 O prefeito de Augustinópolis, Roni Teodoro, deu continuidade à…
A Prefeitura de Augustinópolis informou, por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (4), que o…
O novo prefeito de Augustinópolis, Roni Teodoro, concedeu sua primeira entrevista à Rádio Gazeta FM 96.1…
Com o tema “Conciliar é legal”, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional…