EFA Padre Josimo realiza VI Jornada Agroecológica em Esperantina

1 min read
Whatsapp image 2025 10 12 at 20.42.55 (1)
EFABIP- Esperantina-TO/ Foto: Divulgação

A Escola Família Agrícola Padre Josimo (EFABIP), em Esperantina, realizou nos dias 9 e 10 de outubro a VI Jornada Agroecológica, com o tema “Resiliência Climática e Agroecologia”. O evento reuniu estudantes, professores, instituições de ensino, movimentos sociais e comunidades tradicionais em dois dias de atividades voltadas à troca de experiências e ao fortalecimento da agroecologia no Bico do Papagaio.

A programação contou com oficinas práticas, rodas de conversa, apresentações culturais e visitas aos setores produtivos da escola, onde os participantes puderam conhecer o funcionamento do modelo de ensino em alternância. A noite cultural, realizada na quinta-feira (9), foi um dos momentos mais marcantes, com a participação das comunidades quilombolas de Carrapiché, Ciríaco e Prachata, que apresentaram suas manifestações culturais e tradicionais.

Segundo o diretor da instituição Adão Silva, organizador do evento, a Jornada foi resultado do trabalho coletivo da escola e de diversas parcerias.

“Este evento é realizado pela Unidade de Ensino pela 6ª vez e, neste ano, trabalhamos com o tema Resiliência Climática e Agroecologia. Tivemos o privilégio de contar com a participação de várias instituições, como a Escola Estadual Atanásio Moura Seixas, do povoado Macaúba, em Araguatins, o Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina, o IFPA de Marabá, comunidades quilombolas de Esperantina, a UFNT, o GT da Juventude e a Ruraltins”, destacou Adão.
“Receber a com sua equipe, foi algo fantástico. Nossa equipe trabalhou com afinco e o resultado nos deixa muito satisfeitos”, completou.

O professor Wendel Bezerra também avaliou positivamente o encontro.

“A VI Jornada Agroecológica da EFA Padre Josimo reuniu a comunidade escolar, movimentos sociais e comunidades tradicionais para um momento de aprendizado e construção de conhecimentos sobre agroecologia. Foram dois dias de muita interação e aprendizado, e encerramos o evento com o sentimento de dever cumprido e de fortalecimento da agroecologia na região”, afirmou.

Participando pela primeira vez, a professora Suzan, do Colégio Estadual Atanásio Moura Seixas, levou um grupo de alunos do 6º ao 9º ano para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela EFA.

“Achei muito interessante o modo como a escola é organizada. Tivemos a oportunidade de visitar os setores produtivos, o galinheiro, a criação de suínos e a produção de mel, onde aprendemos sobre apicultura e até degustamos o mel produzido na escola. Foi uma experiência muito enriquecedora, e já ficou o gostinho de quero mais”, contou.

A Jornada Agroecológica se encerrou na sexta-feira (10), com uma roda de conversa sobre vivências agroecológicas e a oficina do Grupo de Trabalho da Juventude.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog