/

Pium (TO): Ação policial no Parque Nacional do Araguaia apreende 720 kg de peixe, armas e tartarugas vivas

1 min read
436770.jpg

Uma operação realizada nesta quinta-feira (31) no Parque Nacional do Araguaia, em Pium, resultou na apreensão de grande quantidade de pescado, armamentos e animais silvestres. Batizada de Javaés 1, a ação contou com o apoio do helicóptero Graer 03 e embarcações da Polícia Militar Ambiental.

Durante a operação, os agentes encontraram aproximadamente 720 quilos de peixes das espécies tucunaré, surubim, pacu e corvina, além de 10 tartarugas ainda vivas, que foram imediatamente devolvidas ao habitat natural. Também foram localizados 1 mil metros de redes de emalhar, uma ave silvestre abatida, três embarcações com motores, uma arma de fogo e munições.

10 tartarugas ainda vivas foram imediatamente devolvidas ao habitat natural_ Foto: Polícia Militar do Tocantins

Sete pessoas oriundas de Barreira de Campos (PA) foram identificadas como suspeitas de envolvimento em crimes ambientais. Seis delas acabaram detidas, sendo uma por porte ilegal de arma, caça e pesca predatória, e as outras cinco por pesca ilegal. Todos foram encaminhados à Unidade Prisional de Paraíso.

Uma sétima pessoa assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por captura ilegal de quelônios e foi liberada após prestar esclarecimentos.

A Secretaria de Segurança Pública reforçou que ações como essa têm o objetivo de coibir práticas que ameaçam o ecossistema da região e garantir a preservação das espécies nativas.

Daiane Silva, 24 anos, é jornalista tocantinense e augustinopolina de berço. Já trabalhou em rádio e fez assessoria política nas eleições municipais de 2024. Apaixonada por livros-reportagem e inspirada no trabalho de Roberto Cabrini, sonha em seguir no jornalismo investigativo. Também pretende se aprofundar em Ciência Política para entender ainda mais sobre o cenário político e social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Latest from Blog